10 Questões sobre Romantismo com Gabarito - III
1. (F.C.CHAGAS) "O critério de apresentação da obra, colocando em primeiro lugar a parte referente ao indígena, está de acordo com a busca do exotismo que era moda na época.
"A moda que o juízo crítico acima transcrito menciona, a propósito da obra A Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil, do pintor Jean-Baptiste Debret, era vigente no período ..... da literatura.
A) barroco;B) arcádico
C) romântico;
D) realista;
E) naturalista.
2. (USC) A respeito do Romantismo no Brasil, pode-se afirmar que:
A) sua ação nacionalista deu origem às condições políticas que propiciaram a nossa Independência;B) coincidiu com o momento decisivo de definição da nacionalidade e colaborou para essa definição;
C) espelhou sempre as influências estrangeiras, em nada aproveitando os costumes e a cor locais;
D) foi decisivo para o amadurecimento dos sentimentos nativistas que culminaram na Inconfidência Mineira;
E) ganhou relevo apenas na poesia, talvez por falta de talentos no cultivo da ficção.
3. (F.C.CHAGAS) O movimento romântico, cujas origens estão na Alemanha e na Inglaterra, adquiriu na literatura brasileira um reflexo extraordinário porque:
A) nossas letras contavam, à época, com artistas do talento de um Machado de Assis e de um Raul Pompéia;B) coincidiu com o momento decisivo de definição da nossa nacionalidade e de valorização do nosso passado histórico;
C) prosperavam, entre nós, os sentimentos nativistas elevados ao mais alto plano estético, como demonstram os poemas "O Uruguai" e "Caramuru";
D) nosso complexo cultural de colonizadores encontrava na prosa intimista sua expressão mais adequada e natural;
E) nossos homens de letras e de ciências criaram teorias em que se demonstrava a flagrante superioridade do pensamento anglo-germânico sobre o de outros povos.
4. (FUVEST)
I - "Ah! enquanto os destinos impiedosos
Não voltam contra nós a face irada,
Façamos, sim façamos, doce amada,
Os nossos breves dias mais ditosos
II -"É a vaidade, Fábio, nesta vida,
Rosa, que da manhã lisonjeada,
Púrpuras mil, com ambição dourada,
Airosa rompe, arrasta presumida."
III- "E quando eu durmo, e o coração ainda
Procura na ilusão da lembrança,
Anjo da vida, passa nos meus sonhos
E meus lábios orvalha de esperança!"
Associe os trechos acima com os respectivos movimentos literários, cujas características estão enunciadas abaixo.
Romantismo: evasão e devaneio na realização de um erotismo difuso.
Arcadismo: aproveitamento do momento presente ("carpe diem").
Barroco: efemeridade da beleza física, brevidade enganosa da vida.
A) romantismo; II- arcadismo; III- barroco;B) barroco; II- arcadismo; III- romantismo;
C) arcadismo; II- romantismo; III- barroco;
D) arcadismo; II- barroco; III- romantismo;
E) barroco; II- arcadismo; III- romantismo.
5. (F.C.CHAGAS)
"Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras
Onde canta o sabiá."
Nestes versos de Gonçalves Dias, escritos em Portugal, o poeta vive um momento marcado por
A) solidão, devaneio e idealização nacionalista.B) melancolia, tédio e ironia;
C) amor a Portugal, devaneio e idealização nacionalista;
D) saudades, ânimo satírico e pessimismo;
E) alívio, expectativa e otimismo.
6. (VUNESP) Baseando-se na leitura do texto de Álvares de Azevedo, assinale a única alternativa incorreta.
"Junto a meu leito, com as mãos unidas,
Olhos fitos no céu, cabelos soltos,
Pálida sombra de mulher formosa
Entre nuvens azuis pranteia orando.
É um retrato talvez. naquele seio
Porventura sonhei doiradas noites.
Talvez sonhando desatei sorrindo
Alguma vez nos ombros perfumados
Esses cabelos negros, e em delíquio
Nos lábios dela suspirei tremendo.
foi-se minha visão. E resta agora
Aquela vaga sombra na parede
– Fantasma de carvão e pó cerúleo,
Tão vaga, tão extinta e fumarenta
Como de um sonho o recordar incerto."
(AZEVEDO, Álvares de. VI Parte de "Idéias Íntimas". In: CÂNDIDO, A. & CASTELLO, J. A. Presença da Literatura Brasileira, vol.II, São Paulo, Difusão Européia do Livro, 1968, p. 26).
Considerando os aspectos temáticos e formais do poema pode-se vinculá-lo ao segundo momento do movimento romântico brasileiro, também conhecido como "geração do spleen" ou "mal do século."
A) A presença da mulher amada torna-se o ponto central do poema. Isso é claramente manifestado pelas recordações do eu-lírico, marcado por um passado vivido, que sempre volta em imagens e sonhos.B) texto reflete um articulado jogo entre o plano do imaginário e o plano real. Um dos elementos, entre outros, que articula essa contradição é a alternância dos tempos verbais presente/passado.
C) Realidade e fantasia tornam-se a única realidade no espaço da poesia lírica romântica, gênero privilegiado dentro desse movimento.
D) Apesar de utilizar decassílabo, esse poema possui o andamento próximo ao da prosa. Esse aspecto formal é importante para intensificar certo prosaísmo intimista da poesia romântica.
7. (PUC) Considerado pela crítica brasileira o escritor mais bem dotado de sua geração, Álvares de Azevedo, além das poesias, deixou-nos que obra de prosa narrativa?
A) Conde Lopo;B) Macário;
C) espumas Flutuantes;
D) Noite na Taverna;
E) Pedro Ivo.
8. (U.FORTALEZA)
"Eu deixo a vida como deixa o tédio
Do deserto, o poento caminheiro
– Como as horas de um longo pesadelo
Que se desfaz ao dobre de um sineiro."
Os versos acima exemplificam:
A) a utilização de metáforas grandiosas para expressar a indignação com as injustiças sociais que caracteriza a obra de Castro Alves;B) a temática a procura da morte como solução para os problemas da existência em que se encontra em Álvares de Azevedo;
C) tratamento ao mesmo tempo irônico e lírico a que Carlos Drummond de Andrade submete o cotidiano;
D) a presença da natureza como cenário para o encontro do pastor com sua amada, como ocorre em Tomás Antônio Gonzaga;
E) a exploração de ecos, assonâncias, aliterações em busca de uma sonoridade válida por si mesma, como se vê na obra de Cruz e Sousa.
9. (F.C.CHAGAS) A poesia confessional e fantasia de Álvares de Azevedo pertence a uma geração romântica situada entre a de
A) Gonçalves Dias e a de Cláudio Manuel da CostaB) Gonçalves de Magalhães e a de Gonçalves Dias;
C) Castro Alves e a de Cruz e Sousa;
D) Gonçalves Dias e a de Castro Alves;
E) Cláudio Manuel da Costa e a de Tomás Antônio Gonzaga.
10. (FEI) Numere a coluna da esquerda, de acordo com a coluna da direita, tendo em vista a poesia romântica brasileira:
1. primeira geração
2. segunda geração
3. terceira geração
( ) abolicionismo
( ) condoreirismo
( ) autocomiseração exacerbada
( ) obsessão pela morte
( ) indianismo
( ) nacionalismo
Agora, escolha a alternativa que apresenta a seqüência correta dos numerais:
A) 2 - 3 - 2 - 1 - 2 - 1;B) 1 - 3 - 2 - 1 - 2 - 3;
C) 3 - 2 - 2 - 1- 2 - 2;
D) 2 - 1 - 2 - 2 - 1 - 1;
E) 3 - 3 - 2 - 2 - 1 - 1;
- c
- b
- b
- d
- a
- b
- d
- b
- d
- e
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