10 Questões sobre Realismo e Naturalismo com Gabarito - IX



1. (ITA-SP) Assinale o texto que, pela linguagem e pelas idéias, pode ser considerado como representante da corrente Naturalista.

A) "... essa noite estava de veia para a coisa; estava inspirada; divina! Nunca dançara com tanta graça e tamanha lubricidade! Também cantou. E cada verso que vinha de sua boca [...] era um arrulhar choroso de pomba no cio. E [...], bêbado de volúpia, enroscava-se todo ao violão; e o violão e ele gemiam com o mesmo gosto, grunhindo, ganindo, miando, com todas as vozes de bichos sensuais, num desespero de luxúria que penetrava até ao tutano com línguas finíssimas de cobra."
B) "Na planície avermelhada dos juazeiros alargavam duas manchas verdes. Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos, [...] Fazia horas que procuravam uma sombra. A folhagem dos juazeiros apareceu longe, através dos galhos pelados da caatinga rala."
C) "vivia longe dos homens, só sedava bem com animais. Os seus pés duros quebravam espinhos e não sentiam a quentura da terra. Montado, confundia-se com o cavalo, grudava-se a ele. E falava uma linguagem cantada, monossilábica e gutural, que o companheiro entendia."
D) "Do seu rosto irradiava singela expressão de encantadora ingenuidade, realçada pela meiguice do olhar sereno [...] Ao erguer a cabeça para tirar o braço de sob o lençol, descera um nada a camisinha de crivo que vestia, deixando nu um colo de fascinadora alvura, em que ressaltava um ou outro sinal de nascença."
E) "Hércules-Quasímodo, reflete no aspecto a fealdade típica dos fracos. A pé, quando parado, recosta-se invariavelmente ao primeiro umbral ou parede que encontra; a cavalo, se sofreia o animal para trocar duas palavras com um conhecido, cai logo sobre um dos estribos, descansando sobre a espenda da sela."


2. (UFSC) A(s) citação(ões) extraída(s) do livro O Ateneu é(são):

A) "Na repartição, os pequenos empregados, amanuenses e escreventes, tendo notícia desse seu estudo do idioma tupiniquim, deram não se sabe por que em chamá-lo - Ubirajara."
B) "... chegou a senhora do diretor, D. Ema. Bela mulher em plena prosperidade dos trinta anos de Balzac, formas alongadas por graciosa magreza, erigindo, porém, o tronco sobre quadris amplos, fortes como a maternidade..."
C) "Aristarco todo era um anúncio. Os gestos calmos, soberanos, era um rei – o autocrata excelso."
D) "Ralf pega a velha maleta do Homig, abre-a devagarinho, como quem abre uma gaiola de pássaro, para pegá-lo mansamente."
E) "Entrei apressado, atravessei o corredor do lado direito e no meu quarto dei com algumas pessoas soltando exclamações. Arredei-as e estaquei; Madalena estava estirada na cama, branca, de olhos vidrados, espuma nos cantos da boca."


3. (FEI-SP) Qual a obra da qual foi extraído o seguinte fragmento e quem a escreveu?

"Idéia só! Idéia sem pernas! As outras pernas não queriam correr nem andar. Muito depois é que saíram vagarosamente e levaram-me à casa de Capitu. quando ali cheguei, dei com ela na sala, na mesma sala, sentada na marquesa, almofada no regaço, cosendo em paz. Não me olhou no rosto, mas a furto e a medo, ou, se preferes a fraseologia do agregado, oblíqua e dissimulada."

A) Machado de Assis – Memórias Póstumas de Brás Cubas
B) Raul Pompéia – O Ateneu
C) José de Alencar – Senhora
D) Machado de Assis – Dom Casmurro
E) Visconde de Taunay – Inocência.


4. (ITA-SP) Marque a opção que identifica autor e obra a que pertence o seguinte excerto:

"(...) a verdade é que Marcela não possuía a inocência rústica, e mal chegava a entender a moral do código.

Era boa moça, lépida, sem escrúpulos, um pouco tolhida pela austeridade do tempo, que lhe não permitia arrastar pelas ruas os seus estouvamentos e berlindas; luxuosa, impaciente, amiga de dinheiro e de rapazes. Naquele ano, morria de amores por um certo Xavier, sujeito abastado e tísico, – uma pérola."

A) José de Alencar – Senhora
B) Raul Pompéia – O Ateneu
C) Joaquim Manuel de Macedo – A Moreninha
D) Jorge Amado – Jubiabá
E) Machado de Assis – Memórias Póstumas de Brás Cubas


5. (MACK-SP)

"Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos; era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça e, com certeza, a mais voluntariosa."

Virgília, descrita acima, é personagem do romance machadiano, introdutor do Realismo no Brasil:

A) Memórias Póstumas de Brás Cubas.
B) D. Casmurro.
C) Memorial de Aires.
D) A Mão e a Luva.
E) nenhuma das anteriores.


6. (PUC-RS)

"Ela saltou em meio da roda, com braços na cintura, rebolando as ilhargas e bamboleando a cabeça (...) numa sofreguidão (...) carnal, num requebrado luxurioso que a punha ofegante: já correndo de barriga empinada, já recuando de braços estendidos, a tremer toda, como se fosse afundando num prazer grosso que nem azeite em que se não toma pé e nunca se encontra o fundo."

O vocabulário do texto salienta os traços do

A) Romantismo.
B) Realismo.
C) Naturalismo.
D) Impressionismo.
E) Modernismo.


7. (MACK-SP)

"Em certa casa da Rua Cosme Velho

(que se abre no vazio)

venho visitar-te; e me recebes

na sala trastejada com simplicidade

onde pensamentos idos e vividos

perdem o amarelo

de novo interrogando o céu e a noite.

(...)

Conheces a fundo

a geologia moral dos Lobo Neves

e essa espécie de olhos derramados

que não foram feitos para ciumentos.

(...)"

No poema de onde foi extraído o trecho acima, Carlos Drummond de Andrade rende sua homenagem a um outro autor, a que ele carinhosamente chama de bruxo. De quem se trata?

A) Mário de Andrade
B) Machado de Assis
C) Oswald de Andrade
D) Manuel Bandeira
E) José de Alencar


8. (FEI-SP) Observe as afirmações abaixo e assinale as alternativas corretas:

I. Realismo teve sua origem na França e foi apenas uma renovação no campo literário.
II. escritor realista deve estudar o exterior dos indivíduos, interrogá-los, analisar o meio e depois transcrever suas observações procurando ser, rigorosamente, impessoal.
III. Para o escritor realista o que importa é o que está fora de nós, o objeto captado pelos sentidos.
IV. Realismo é uma obra de ataque à mentalidade burguesa, à ordem social, clerical e monárquica.

A seqüência que contém somente afirmativas corretas é:

A) I e IV estão corretas
B) somente IV está correta
C) II, III e IV estão corretas
D) todas estão corretas
E) N.D.A.


9. (UCSal-BA)

"O pior é que era coxa. Uns olhos tão lúcidos, uma boca tão fresca, uma compostura tão senhoril; e coxa! Esse contraste faria suspeitar que a natureza é às vezes um imenso escárnio. Por que bonita, se coxa? por que coxa, se bonita? Tal era a pergunta que eu vinha fazendo a mim mesmo ao voltar para casa, de noite, sem atinar com a solução do enigma."

Assinale a alternativa cujas propostas, preenchendo as lacunas da frase seguinte, completariam uma análise adequada do texto apresentado inicialmente.

No excerto transcrito, o narrador, que é o protagonista da história, questiona-se por que se sente dividido: ele percebe o mundo de um modo ...., mas aspiraria a que ele fosse organizado de acordo com princípios ..... .

A) romântico / modernos
B) realista a/ modernos
C) realista / românticos
D) moderno / realistas
E) romântico / realistas


10. (CEFET-MG)

"O ..... se tingirá de ....., no romance e no conto, sempre que fizer personagens e enredos se submeterem ao destino cego das 'leis naturais' que a ciência da época julgava ter codificado; ou se dirá ....., na poesia, à medida que se esgotar no lavor do verso tecnicamente perfeito."

No texto acima, preenchem-se as lacunas, respectivamente, com:

A) Realismo / Naturalismo / Parnasianismo
B) Romantismo / Naturalismo / Parnasianismo
C) realismo / Naturalismo / Simbolismo
D) Romantismo / Modernismo / Parnasianismo
E) Romantismo / Modernismo / Simbolismo


GABARITO:
  1. a
  2. b
  3. d
  4. e
  5. c
  6. c
  7. d
  8. b
  9. c
  10. a

Post a Comment