10 Questões sobre Realismo e Naturalismo com Gabarito - V 



1. (UCBA) Os romances Memórias póstumas de Brás Cubas e O mulato, do último quartel do século XIX, inauguram concepções estéticas e filosóficas que se opõem ao:

A) Romantismo.
B) Realismo.
C) Arcadismo.
D) Naturalismo.
E) Simbolismo.


2. (FGV-SP) Machado de Assis, a rigor, não foi seguidor fiel de nenhuma escola literária. No entanto, temos de convir que o autor não deixou de aceitar concepções próprias do:

A) Neoclassicismo.
B) Ultra-romantismo.
C) Realismo.
D) Futurismo.
E) Modernismo.


3. (Univ. Mogi das Cruzes-SP) Unindo o tema do adultério possível e mesclando-o com cinismo e dúvida, juntando a uma pura amizade de infância a possibilidade de traição, Machado de Assis elaborou o romance:

A) Quincas Borba.
B) Memorial de Aires.
C) Helena.
D) Paulo e Virgínia.
E) Dom Casmurro.


4. (EU-Ponta Grossa) A ironia, apontada como uma das características marcantes da obra realista de Machado de Assis, tem como fonte:

A) a origem humilde do autor, que o leva a satirizar a burguesia.
B) os preconceitos sociais da época, que marginalizaram o autor.
C) uma visão crítica da sociedade, que caracteriza a ficção realista.
D) as idéias republicanas do autor dentro de uma sociedade monarquista.
E) saudosismo do autor em relação à época do Império.



(FUVEST-SP) As questões 5, 6, 47 e 8 referem-se ao trecho seguinte:

"Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no intróito, mas no cabo: a diferença radical entre este livro e o Pentateuco."

(Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas).


5. (FUVEST-SP) o autor afirma que:

A) vai começar suas memórias pela narração de seu nascimento.
B) vai adotar uma seqüência narrativa invulgar.
C) que o levou a escrever suas memórias foram duas considerações sobre a vida e a morte.
D) vai começar suas memórias pela narração de sua morte.
E) vai adotar a mesma seqüência narrativa utilizada por Moisés.


6. (FUVEST-SP) Definindo-se como um "defunto autor", o narrador:

A) pôde descrever sua própria morte.
B) escreveu suas memórias antes de morrer.
C) ressuscitou na sua obra após a morte.
D) obteve em vida o reconhecimento de sua obra.
E) descreveu a morte após o nascimento.


7. (FUVEST-SP) Segundo o narrador, Moisés contou sua morte no:

A) promontório.
B) meio do livro.
C) fim do livro.
D) intróito.
E) começo da missa.


8. (FUVEST-SP) O tom predominante no texto é de:

A) luto e tristeza.
B) humor e ironia.
C) pessimismo e resignação.
D) mágoa e hesitação
E) surpresa e nostalgia.


9. (E.E. Mauá-SP) Sobre o romance Memórias póstumas de Brás Cubas, não é correto afirmar que:

A) é uma obra inovadora do processo narrativo, que introduz o Realismo no Brasil.
B) Brás Cubas atua como defunto-narrador, capaz de alterar a seqüência do tempo cronológico.
C) memorialismo exacerbado acaba por conferir à obra um caráter de crônica.
D) constitui um romance de crítica ao Romantismo, deixando entrever muita ironia em vários momentos da narrativa.
E) revela crítica intensa aos valores da sociedade e ao próprio público leitor da época.


10. (PUCC-SP) Identifique o trecho em que o narrador de Dom Casmurro introduz o romance e considera seu sentido profundo.

A) "Horas inteiras eu fico a pintar o retrato dessa mãe angélica, com as cores que tiro da imaginação, e vejo-a assim, ainda tomando conta de mim, dando-me banhos e me vestindo. A minha memória ainda guarda detalhes bem vivos que o tempo não conseguiu destruir."
B) "O meu fim evidente era atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescência. Pois, senhor, não consegui recompor o que foi nem o que fui. Em tudo, se o rosto é igual, a fisionomia é diferente. É o que vais entender, lendo."
C) "Faz dois anos que Madalena morreu, dois anos difíceis. E quando os amigos deixaram de vir discutir política, isto se tornou insuportável. Foi aí que me surgiu a idéia esquisita de, com o auxílio de pessoas mais entendidas que eu, compor esta história."
D) "Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo."
E) "Sua história tem pouca coisa de notável. Fora Leonardo algibebe em Lisboa, sua pátria; aborrecera-se porém, do negócio, e viera ao Brasil. Aqui chegando, não se sabe por proteção de quem, alcançou o emprego de que o vemos empossado."

GABARITO:
  1. a
  2. c
  3. e
  4. c
  5. d
  6. a
  7. c
  8. b
  9. d
  10. b

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