O texto que você vai ler a seguir é um trecho de um roteiro de cinema. Leia o título e observe as imagens que acompanham o texto.

O filme O palhaço, dirigido e encenado por Selton Mello, foi lançado em 2011 e narra a história de Benjamim, que trabalha no circo junto do pai, formando a dupla de palhaços Pangaré e Puro-Sangue. Você já assistiu a esse filme?

Leia o texto a seguir e conheça um pouco dessa história.


O palhaço

1 — EXT. ESTRADA DE TERRA — CANAVIAL — DIA

GLÓRIA, 27 anos, cortadora de cana, trabalha sob um sol escaldante. Outros cortadores de cana estão ali trabalhando também. Ela observa a caravana do Circo Esperança vindo em sentido contrário. A caravana passa por ela.

CRÉDITOS INICIAIS

2 — INT. ACAMPAMENTO — CAMARIM DE BENJAMIM — DIA

Plano geral fixo de um pequeno camarim de circo.

Pela fresta da janela semifechada entra um pouco de luz.

O calor é grande.

Uma miniarara com roupas, malas e bolsas muito usadas, uma cadeira.

Foto da trupe em um porta-retratos velho. Uma bancada e espelho pequenos.

Tudo meio improvisado.

BENJAMIM, 35 anos, se levanta da cama com dificuldade, por conta do velho problema no joelho esquerdo, e atravessa o quadro.

Com uma metade dos óculos na mão, Benjamim termina de pintar o rosto.

LOLA, 28 anos, entra intempestivamente. Toda folgada, senta-se numa banqueta e põe os pés para cima.

LOLA (olhando em volta)

— Quente aqui dentro, né?

Benjamim abre um portal de tecido, respirando um pouco de ar.

A luz invade e possibilita uma visão melhor do ambiente.

LOLA

— Cê devia ter um ventilador...

Lola se levanta calmamente e sai.

Benjamim segue seu ritual de preparação.

Pelo espelho, se materializa metade do palhaço PANGARÉ.

Um tempo em Benjamim se olhando no espelho.

3 — INT. ACAMPAMENTO/CIRCO — COXIA — DIA

Pangaré caminha taciturno na direção do picadeiro e cruza com TONY LO BIANCO, 36 anos, mágico. O diálogo a seguir é ágil, em movimento e sem suspender as passadas rápidas.

Ao fundo vemos MEIO-QUILO, 30 anos, treinando malabares.

PANGARÉ

— Quantas pessoas?

TONY LO BIANCO

— Cinquenta e sete, contando o prefeito Romualdo. A

mulher dele é a Nanci, cabeleireira. Ela é meio cegueta e usa óculos fundo de garrafa. O povo adora ele.

[...]

PANGARÉ

— E meu pai?

TONY LO BIANCO

— Normal...

Os dois chegam na coxia. A música cresce.

3A — EXT. CIRCO — COXIA — DIA

CHICO LOROTA, 45 anos, e seu irmão JOÃO

LOROTA, 27 anos, tocam de tudo na sua bandinha de dois, fazendo a trilha sonora ao vivo do espetáculo. Ao lado dos músicos, uma plaquinha diz: “PROIBIDO ATIRAR NOS MÚSICOS.”

Pangaré vê, de costas, o palhaço PURO-SANGUE, 60 anos [...]

O casal de trapezistas — ROBSON FELIX, 30 anos, e LARA LANE, 25 anos — termina seu número de trapézio.

CHICO LOROTA (off)

— Esses foram os trapezistas Robson Felix e Lara Lane!

A música aumenta. Pangaré entra com tudo em cena.

4 — INT. CIRCO — PICADEIRO — DIA

[...]

PANGARÉ

— O que os senhores verão só é possível ser realizado por homens de alma nobre e que sejam bacharéis em cardiologia e metafísica. Peço suas palmas calorosas para esse mito, esse homem que atravessou desertos sem dormir, subiu montanhas sem comer, atravessou mares sem mentir, e que agora se apresenta com exclusividade aos olhos de vocês.

Recebam o grande, o fabuloso, o sensacional Puro-Sangue!

Aplausos efusivos.

Puro-Sangue entra com sua maleta psicodélica e faz seu número. Abre a maleta e sai uma bexiga. Ele agradece os aplausos, tal qual um oriental se curvando, de forma grotesca, em salamaleques intermináveis e fazendo com que os aplausos não terminem nunca, até que encontra uma moeda no chão e guarda no bolso.

Puro-Sangue se aproxima do proscênio, onde estão sentados o prefeito ROMUALDO, 45 anos, ao lado de sua esposa, NANCI, 35 anos.

PURO-SANGUE

— Tudo bem?

ROMUALDO (timidamente)

— Tudo bem.

PURO-SANGUE

— Não falei com o senhor, falei com a linda moça que está ao seu lado.

A plateia ri. O casal fica sem graça.

PURO-SANGUE

— Tudo bem?

NANCI (constrangida)

— Tudo.

PURO-SANGUE

— Qual é o seu nome, moçoila vistosa?

NANCI

— Nanci.

PANGARÉ

— E isso lá é nome que se apresente?

A criançada vai ao delírio com sua sagacidade.

PURO-SANGUE

— Só falta a senhora me dizer que é esposa do maior

prefeito da América do Sul e das Áfricas!

O prefeito fica orgulhoso. Todos se divertem.

[...]

7 — EXT. ACAMPAMENTO — DIA

O prefeito Romualdo e sua esposa Nanci se aproximam de Benjamim. Eles se cumprimentam com um aperto de mão.

ROMUALDO

— Maravilhoso! A cidade agradece a presença de uma trupe tão talentosa. Qual é sua graça, amigo?

BENJAMIM (cumprimentando de novo)

— Ando meio sem graça, mas meu nome é Benjamim.

O prefeito dá uma risada larga, enquanto Borrachinha se aproxima.

ROMUALDO

— Quero convidar vocês para almoçarem lá em casa.

Será um prazer receber artistas tão talentosos.

BORRACHINHA

— Mas pode ir todo mundo?

NANCI

— Sim!

BENJAMIM

— Mas... Todo mundo... O senhor quer dizer todo mundo, todo mundo?

[...]

MELLO, Selton; VINDICATTO, Marcelo. O palhaço. São Paulo: Edições

Sesc SP; Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2012. p. 13-18, 41-43.


1 Após ler o trecho do roteiro de O palhaço, explique com que objetivo esse gênero textual é produzido.

Sugestão de resposta: Para servir de base para a produção de um filme.

2. Para que tipo de leitores um roteiro de cinema é produzido?

Atores que vão interpretar os papéis, diretor e outros profissionais da equipe de filmagem, como produtores, cenógrafos, figurinistas e maquiadores. Além disso, muitos roteiros são publicados de maneira a serem acessíveis a pessoas que estudam cinema e/ou pessoas em geral, que se interessam por essa forma artística.

3. Releia o seguinte trecho:

PURO-SANGUE

— Tudo bem?

ROMUALDO (timidamente)

— Tudo bem.

PURO-SANGUE

— Não falei com o senhor, falei com a linda moça que está ao seu lado.

a) No contexto em que foi empregada, que efeito a última fala do palhaço Puro-Sangue provocou na plateia?

Provocou humor, levando a plateia ao riso.

b) Se essa fala fosse empregada em outro contexto que não tivesse como objetivo o humor, que ideia ela transmitiria?

Transmitiria uma ideia de algo grosseiro e mal-educado.

Ajudar os alunos a compreenderem os diferentes significados que as palavras podem apresentar, de acordo com o contexto em que são empregadas.

c) Identifique e transcreva mais uma fala do palhaço Puro-Sangue, empregada para conferir humor à situação, que, se fosse usada em outro contexto, teria um efeito não muito agradável?

A fala em que ele se refere ao nome da mulher do prefeito: “– E isso lá é nome que se apresente?”

4. Assim como outros textos narrativos (contos, fábulas, romances e crônicas), o roteiro de cinema apresenta uma história e os elementos básicos de uma narrativa: fatos, personagens, tempo e lugar. Considerando as informações, responda ao que se pede.

a) Que personagens fazem parte das cenas descritas no roteiro? Comente o papel de cada um deles na história.

Glória, uma cortadora de cana que observa a chegada da caravana do circo, o pessoal do circo Benjamim (Pangaré), Lola, Tony Lo Bianco, Chico Lorota, João Lorota, Puro-Sangue, Robson Félix, Lara Lane, Borrachinha, Meio-Quilo, o prefeito Romualdo e sua esposa Nanci.

b) Como é o lugar para onde a caravana está se dirigindo? Que elementos foram empregados para caracterizá-lo?

Trata-se de uma região agrícola de cultivo de cana, com estrada de chão.

c) Em que lugares acontecem as cenas narradas?

Em uma estrada de terra próxima a um canavial, no camarim de Benjamim, no palco, na área interna do circo, na coxia, no picadeiro e na área externa do acampamento.

5. Cada uma das cenas é marcada por um número e um título.

a) De que maneira esse título aparece destacado para se diferenciar das falas dos personagens e das rubricas ou notações cênicas?

Por meio da grafia em letras maiúsculas.

b) Nesses títulos, aparecem as abreviações INT e EXT. O que elas significam? Explique-as.

Sugestão de resposta: Indicam o local no qual as cenas acontecem, em um ambiente interno ou em um local externo, respectivamente.

c) Que outras informações são apresentadas nos títulos dessas cenas?

Características específicas do lugar (estrada de terra), tipo de ambiente (canavial, acampamento, camarim de Benjamim, circo, coxia, picadeiro) e momento do dia (dia).


A parte do roteiro marcada por um número que indica o local e/ou o tempo em que a cena ocorre é chamada de cabeçalho da cena.

Além do cabeçalho, um roteiro de cinema se estrutura em outras duas partes fundamentais: as rubricas (descrição auditiva/visual daquilo que se vê e se ouve no momento em que se está assistindo ao filme ou à ação) e os diálogos (falas dos personagens).


6. Como são indicadas as falas dos personagens?

As falas são grafadas em itálico e marcadas com travessões.

7. O roteiro de cinema se assemelha, em alguns aspectos, a um texto teatral. Explique quais são as semelhanças entre esses gêneros quanto:

a) ao tipo de discurso (direto ou indireto) usado para apresentar as falas;

Em ambos os gêneros, as falas são apresentadas por meio de diálogos, ou seja, por meio do discurso direto.

b) à forma como são identificadas as falas de cada personagem;

Assim como nos textos teatrais, as falas são introduzidas pelos nomes dos personagens que devem interpretá-las.

c) ao objetivo com que são produzidos;

Ambos os textos são produzidos para serem encenados. O roteiro de cinema, como o próprio nome diz, é produzido para orientar a gravação de um filme; já o texto dramático é para ser dramatizado/ representado em peça teatral.

d) às rubricas apresentadas.

Tanto no texto teatral quanto em um roteiro de cinema, há a presença de rubricas que têm como objetivo orientar os atores e os demais profissionais envolvidos na produção com informações como: ações, movimentações, falas e sentimentos dos personagens; como devem ser os cenários (elementos que ele deve conter); quem participa das cenas; como está o clima; como deve ser a iluminação; como devem ocorrer alguns diálogos; como devem ser os efeitos sonoros em determinados momentos, entre outros.

8. Releia as falas a seguir.

ROMUALDO

— Maravilhoso! A cidade agradece a presença de uma trupe tão talentosa. Qual é sua graça, amigo?

BENJAMIM (cumprimentando de novo)

— Ando meio sem graça, mas meu nome é Benjamim.

Nessas falas, os dois personagens usam a palavra graça em suas falas. Eles as empregaram com o mesmo sentido ou com sentidos diferentes? Justifique sua resposta.

Com sentidos diferentes. O prefeito empregou essa palavra com o sentido de nome, pois queria saber como ele se chamava, já Benjamim a empregou com o sentido de alguém que está sem humor, desmotivado.

9. Releia a fala de Benjamim. Que ideia o uso das reticências apresenta nesse trecho?

— Mas... Todo mundo... O senhor quer dizer todo mundo, todo mundo?

Elas foram empregadas para dar ideia de hesitação, de dúvida.

10. Releia a rubrica a seguir.

CHICO LOROTA (off)

A que se refere a indicação da palavra off em um roteiro de cinema?

    a) Indica vozes ou sons presentes na cena, sem ser mostrada a fonte emissora, ou seja, quem os emitiu.

    b) Indica que o filme ou a cena acabou.

Alternativa A

Em um roteiro de cinema, é comum encontrarmos várias abreviações de palavras ou expressões utilizadas para orientar o destinatário, como as abreviações já vistas INT./EXT (indicando ambiente interno e ambiente externo, respectivamente) e off, esta última também indicada pela sigla V.O., que, em inglês, significa voice over.

11. Observe as abreviaturas a seguir e relacione-as aos respectivos significados.

I. O.S.

II. P.O.V.

III. V.O.

a) (III) voice over – voz de alguém que não aparece na cena, mas faz comentários.

b) (I   ) over the shoulder – a cena enquadra a parte de trás da cabeça e o ombro do autor.

c) (II ) point of view – indica que a cena é feita com base no ponto de vista de determinado personagem.

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